As praias da capital baiana são ricas em diversidade ecológica. Possui enseadas tranqüilas, propícias para mergulho, pesca submarina, natação e esportes à vela, além de praias de mar aberto e grandes ondas, boas para a prática do surfe. Há ainda as praias cercadas por arrecifes, formando piscinas naturais ótimas para crianças. Caracterizam-se também pela presença dos famosos coqueiros, de vegetação rasteira e dunas.
As praias de Salvador também tiveram sua importância histórica, pois serviram como defesa no período colonial, com seus fortes como o de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra.
As praias servem ainda como palco de festas populares e religiosas. Em Itapuã, em janeiro, os pescadores organizam a lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Em janeiro, ainda acontecem a Festa da Ribeira e a Procissão do Senhor dos Navegantes, na praia de Boa Viagem (cidade baixa). Em fevereiro, ocorre a Festa de Iemanjá, em Rio Vermelho, considerada a maior manifestação pública do Candomblé no país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário